GLUTAMINA NA DIETA DE POEDEIRAS LEVES SUBMETIDAS AO ESTRESSE PELO CALOR E À TERMONEUTRALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.2535Palavras-chave:
estresse térmico, glutamina, morfologia intestinal, qualidade de ovosResumo
Com este trabalho objetivou-se verificar o efeito da suplementação com glutamina na dieta sobre a morfologia da mucosa intestinal, o desempenho e a qualidade de ovos de poedeiras comerciais leves, submetidas a condições de estresse pelo calor e termoneutralidade. Foram utilizadas 96 poedeiras da linhagem Isa Babcok, com 35 semanas de idade, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 2x2, com duas temperaturas ambientes (termoneutra e quente) e 2 níveis de glutamina na dieta (0,0 e 1,0% de inclusão), com seis repetições de quatro aves por tratamento. O consumo de ração, produção diária de ovos, peso e massa de ovos, conversão alimentar por quilograma de ovos e qualidade dos ovos foram obtidos em dois períodos de 28 dias. Ao final do experimento foram abatidas quatro aves/tratamento para avaliação do peso de órgãos e morfologia intestinal. O estresse pelo calor diminuiu o desempenho e a qualidade dos ovos e a suplementação com glutamina melhorou a qualidade dos ovos e a conversão alimentar. O calor promoveu aumento na quantidade de células caliciformes no duodeno, enquanto a suplementação com glutamina provocou esse aumento no íleo. Não foram encontradas modificações morfológicas representativas na mucosa intestinal das poedeiras.PALAVRAS-CHAVE: estresse térmico; glutamina; morfologia intestinal; qualidade de ovos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-29
Como Citar
ZAVARIZE, K. C.; SARTORI, J. R.; PEZZATO, A. C.; GARCIA, E. A.; CRUZ, V. C. GLUTAMINA NA DIETA DE POEDEIRAS LEVES SUBMETIDAS AO ESTRESSE PELO CALOR E À TERMONEUTRALIDADE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 400–406, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.2535. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2535. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).