EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NA CICATRIZAÇÃO DO TENDÃO DO MÚSCULO GASTROCNÊMIO EM COELHOS (Oryctolagus cunicullus)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.2453Palavras-chave:
Cicatrização, coelhos, estimulação elétrica transcutânea, tendão, cirurgiaResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da estimulação elétrica transcutânea de corrente alternada na regeneração do tendão do músculo gastrocnêmio, em coelhos submetidos à tenotomia e tenorrafia experimental. Dividiram-se vinte e quatro coelhos adultos da raça Nova Zelândia em quatro grupos iguais para avaliação da cicatrização tendínea aos sete, quinze, vinte e um e trinta dias de pós-operatório. Após incisão cutânea de aproximadamente três centímetros, o terço médio do tendão do músculo gastrocnêmio foi individualizado, seccionado transversalmente e suturado com sutura de Kessler modificada. Decorridas 24 horas, diariamente em um mesmo horário aplicaram-se, próxima à ferida cutânea do membro pélvico direito, 2 mA de corrente alternada, durante seis minutos, com frequência de 100 hz. O material colhido foi examinado por microscopia de luz. A eletroterapia transcutânea com corrente alternada utilizada no protocolo proposto, apesar de não causar danos aos tecidos e ter uma aplicação menos invasiva que os demais métodos, mostrou-se incapaz de promover resposta cicatricial mais efetiva na regeneração do tendão do músculo gastrocnêmio em coelhos. Estudos utilizando técnicas mais invasivas e/ou um tempo maior de estímulo são recomendáveis para avaliar seu efeito na regeneração de tendões.PALAVRAS-CHAVES: Cirurgia, eletroterapia, reparo tecidual, tendão calcâneo, tenotomia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
BERETTA, D. C.; EURIDES, D.; MORAES, J. R. E. de; GUIMARÃES, E. C.; OLIVEIRA, W. S. de; BELETTI, M. E. EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NA CICATRIZAÇÃO DO TENDÃO DO MÚSCULO GASTROCNÊMIO EM COELHOS (Oryctolagus cunicullus). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 879–886, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.2453. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2453. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).