CORRELAÇÕES DA MORFOMETRIA OVARIANA E HORMONAIS DE PROGESTERONA E CORTISOL EM VACAS ZEBUS NÃO PRENHES

Autores

  • Marcelo George Mungai Chacur UNOESTE
  • Nayara Coutinho Valentim UNOESTE
  • Eunice Oba Universidade Estadual Paulista-UNESP
  • Sérgio do Nascimento Kronka UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.2445

Palavras-chave:

Reprodução Animal

Resumo

O estudo da morfometria ovariana está diretamente ligado as suas aplicações práticas, na realização e interpretação dos achados dos exames ginecológicos em vacas. O objetivo do presente trabalho foi estudar as correlações morfométricas e hormonais de 114 pares de ovários de vacas zebus não prenhes coletados em abatedouro entre os dias sete e quatorze do ciclo estral, procedendo-se a sua mensuração quanto a espessura, comprimento, largura e volume; diâmetro e volume do folículo, diâmetro e área do corpo lúteo, e concentrações de progesterona e cortisol. Observou-se diferença significativa para largura (1,95 cm e 1,83 cm) e volume (7,26 mL e 6,23 mL) do ovário esquerdo e direito, respectivamente. Houve correlação positiva (p<0,01) entre o volume do ovário esquerdo e a área do corpo lúteo. Houve predomínio do corpo lúteo do tipo maciço e protruso, presente em 43,39% dos 53 ovários, em relação ao tipo cavitário e incluso. Dos 84 ovários com corpos lúteos, 26,20% eram do tipo incluso e não houve correlação entre a área do corpo lúteo, progesterona e cortisol. Conclui-se que a área do corpo lúteo influencia no tamanho do ovário, havendo predominância dos corpos lúteos maciços e protrusos. Não existe correlação entre a produção de progesterona pelos corpos lúteos e a secreção de cortisol.

PALAVRAS-CHAVES: Abatedouro, bovino, corpo lúteo, folículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo George Mungai Chacur, UNOESTE

Depto Reprodução Animal, Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), CEP: 19067-175, Presidente Prudente-SP, Brasil, email: chacur@unoeste.br

Nayara Coutinho Valentim, UNOESTE

Médica Veterinária, ex-aluna de Iniciação Científica da UNOESTE

Eunice Oba, Universidade Estadual Paulista-UNESP

Departamento de Reprodução e Radiologia Veterinária, FMVZ-UNESP, Botucatu-SP

Sérgio do Nascimento Kronka, UNOESTE

Departamento de Bioestatística, UNOESTE

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

CHACUR, M. G. M.; VALENTIM, N. C.; OBA, E.; KRONKA, S. do N. CORRELAÇÕES DA MORFOMETRIA OVARIANA E HORMONAIS DE PROGESTERONA E CORTISOL EM VACAS ZEBUS NÃO PRENHES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 870–878, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.2445. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2445. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária