AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DA ANESTESIA POR ISOFLUORANO E INFUSÃO CONTÍNUA DE XILAZINA E MEDETOMIDINA EM EQUINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.2430Palavras-chave:
agonistas alfa-2, comportamento, equinos, infusão contínua, isofluoranoResumo
A associação de um agonista -2 a um protocolo anestésico visa à sedação profunda, miorrelaxamento e analgesia potente, de forma a reduzir a quantidade de outros agentes anestésicos para se alcançar o plano anestésico ideal para a realização de procedimentos cirúrgicos. Neste estudo, avaliou-se comparativamente a qualidade da tranquilização, indução e recuperação da anestesia por isofluorano e infusão contínua de xilazina e medetomidina em 16 equinos e concluiu-se que, nesta espécie animal, o protocolo anestésico com medetomidina garante maior relaxamento muscular, melhor qualidade de indução e recuperação anestésica, embora apresente a mesma qualidade de tranquilização que a xilazina.PALAVRAS-CHAVE: agonistas -2; comportamento; equinos; infusão contínua; isofluorano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-09-29
Como Citar
DORIA, R. G. S.; VALADÃO, C. A. A.; CANOLA, P. A.; GUIRRO, Érica C. B. do P.; MENDES, M. C.; ESCOBAR, A.; RIBEIRO, G.; NATALINI, C. C.; FREITAS, S. H. de. AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DA ANESTESIA POR ISOFLUORANO E INFUSÃO CONTÍNUA DE XILAZINA E MEDETOMIDINA EM EQUINOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 506–513, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.2430. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2430. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).