DESEMPENHO DE LEITÕES LACTENTES E PRODUÇÃO DE LEITE DE ACORDO COM O TETO DA MAMADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.2424Palavras-chave:
desempenho, ganho de peso, leitão, produção de leite, tetoResumo
Os estudos relatados visaram avaliar o desempenho de leitões lactentes de acordo com a localização da glândula no complexo mamário e estimar a produção diária de leite. No primeiro estudo, os leitões foram distribuídos em classes de peso ao nascimento: leves (?1,4kg), médios (1,41-1,75kg) e pesados (>1,75kg). As pesagens subsequentes foram realizadas aos 7, 14 e 21 dias de vida. As tetas foram classificadas em: 1 (primeiro par), 2 (pares 2, 3 e 4) e 3 (pares 5, 6 e 7). Dentro de cada classe de peso, os leitões que mamaram na classe de tetas 3 apresentaram menor ganho de peso diário e menor peso ao desmame (P<0,05). Leitões médios e pesados tiveram melhor (P<0,05) desempenho na classe de teto 1, seguidos da classe 2 e 3. Leitões leves não apresentaram diferença entre as classes de tetas 1 e 2 (P>0,05). Leitões leves que mamaram na classe 3 tiveram o pior desempenho de todos os grupos. Na avaliação da produção de leite, a maior foi observada (P<0,05) nas tetas das classes 1 e 2, quando comparada à produção da classe 3.PALAVRAS-CHAVES: Desempenho, ganho de peso, leitão, produção de leite, teto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-02
Como Citar
FURTADO, C. da S. D.; MELLAGI, A. P. G.; CYPRIANO, C. R.; WENTZ, I.; BERNARDI, M. L.; BORTOLOZZO, F. P. DESEMPENHO DE LEITÕES LACTENTES E PRODUÇÃO DE LEITE DE ACORDO COM O TETO DA MAMADA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 77–82, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.2424. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2424. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).