DESEMPENHO PONDERAL E REPRODUTIVO NO PERÍODO DAS ÁGUAS DE NOVILHAS PRIMÍPARAS NELORE COM COMPLEMENTO PROTEICO PRÉVIO NA SECA
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i3.24160Palavras-chave:
restrição alimentar, realimentação, bovinos de corte, complementação protéica, reprodução.Resumo
Objetivou-se avaliar, no período chuvoso, o efeito da complementação no período seco com proteinado, em novilhas primíparas Nelore por meio de parâmetros produtivos e reprodutivos. Para isto, foram utilizadas 39 fêmeas bovinas entre 24-36 meses, em pastagens de Brachiaria brizantha e Brachiaria decumbens por 205 dias, pesadas a cada 28 dias, após jejum de 12 horas. O delineamento experimental foi em parcelas subdivididas, sendo os dois tratamentos distribuídos em duas parcelas, os seis períodos na sub parcela e os animais foram a repetição. As variáveis analisadas foram peso, altura de garupa, escore corporal, ganho em peso médio diário e crescimento médio mensal com valores de, respectivamente, 318,5 Kg, 142 cm, 3,24, 0,580 Kg e 2,55 cm para os animais previamente complementados e 309,6 Kg, 141 cm, 3,23, 0,584 Kg e 2,29 cm para os animais não complementados, não apresentando diferenças entre os dois grupos experimentais. A taxa de prenhez dos animais complementados foi de 57% e não diferiu dos não complementados (45%). A taxa de parição foi de 100% nos dois grupos experimentais. No período chuvoso após a complementação, as novilhas que não receberam complementação prévia no período seco do ano apresentaram desempenho ponderal e reprodutivo semelhante ao das complementadas.
Palavras-chave: bovinos de corte; complementação proteica; realimentação; reprodução; restrição alimentar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).