CARCINOMA DÉRMICO DE CÉLULAS ESCAMOSAS EM GALO (Gallus gallus domesticus) GERIÁTRICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.2402Palavras-chave:
Oncologia VeterináriaResumo
O carcinoma de células escamosas é a neoplasia epitelial maligna mais comum dos mamíferos domésticos, embora ocorram descrições em várias espécies de aves. Entre os galináceos, esse tumor é incomum e os animais afetados são na maioria adultos e idosos. A forma cutânea corresponde à mais frequente em aves. O carcinoma de células escamosas é altamente invasivo e de malignidade variável, dependendo da sua localização. Em virtude do reduzido número de relatos de neoplasias cutâneas em aves, o presente trabalho objetivou a descrição de um caso de carcinoma dérmico de células escamosas em um galo doméstico geriátrico. Um galináceo (Gallus gallus domesticus), macho, dez anos de idade, foi apresentado com um tumor cutâneo, de crescimento progressivo. O paciente foi submetido ao exame físico e diante das alterações encontradas optou-se pela excisão cirúrgica da neoformação. Submeteu-se a amostra ao exame histopatológico. Clinicamente, foi constatado um tumor cutâneo ulcerado, com crostas, limites imprecisos e aderência aos tecidos adjacentes, localizado na parte distal do membro pélvico esquerdo. A histopatologia revelou um quadro morfológico compatível com carcinoma dérmico de células escamosas, moderadamente diferenciado e infiltrativo. Transcorridos três meses do pós-cirúrgico, observou-se sinal de recidiva da neoplasia.
PALAVRAS-CHAVES: Carcinoma de células escamosas, galináceo, neoplasias cutâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).