ESTUDO DA COMPOSIÇÃO MINERAL DE TRÊS GRAMÍNEAS DO GÊNERO Cynodon
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v1i1.240Resumo
O presente trabalho foi conduzido em condições de campo, no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG, com o objetivo de avaliar a composição mineral (Ca, P, Mg, K e S) dos capins Coastcross [Cynodon dactylon (L.) Pers x Cynodon nlemfuensis Vanderyst], Tifton 68 (Cynodon spp) e Tifton 85 (Cynodon spp), submetidos a quatro doses de nitrogênio (0, 100, 200 e 400 kg/ha), na forma de sulfato de amônio. O solo da área experimental foi um latossolo vermelho-escuro distrófico. Ao iniciar o experimento em novembro/98, esse solo foi devidamente corrigido, recebendo uma adubação básica (com N, P e K). O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com seis repetições e os tratamentos foram arranjados num esquema de parcelas subdivididas, em que as parcelas foram compostas pelas gramíneas e as subparcelas pelas doses de nitrogênio. Os minerais apresentaram teores médios dentro de intervalos considerados capazes de minimizar ou até evitar a suplementação mineral de vacas leiteiras. PALAVRAS-CHAVE: Ca, Cynodon, K, Mg, nitrogênio, P, S.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-10-19
Como Citar
ROCHA, G. P.; EVANGELISTA, A. R.; PAIVA, P. C. de A.; FREITAS, R. T. F. de; GARCIA, R.; ROSA, B. ESTUDO DA COMPOSIÇÃO MINERAL DE TRÊS GRAMÍNEAS DO GÊNERO Cynodon. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 31–41, 2006. DOI: 10.5216/cab.v1i1.240. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/240. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).