RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL E PRODUÇÃO DE CAPIM-TIFTON 85 EM UM ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO COMPACTADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.2211Palavras-chave:
Cynodon sp., recuperação de pastagem, descompactação biológica do solo, intervalo hídrico ótimoResumo
A compactação do solo, promovida pelo pisoteio animal e pelo tráfego de máquinas, é um dos grandes entraves à obtenção de elevadas produtividades das pastagens. Entretanto, os estudos de relação solo–pastagem não têm levado em consideração a descompactação biológica do solo, nem seus efeitos na produtividade. O objetivo deste estudo foi avaliar a produção de massa seca do capim-tifton 85 em função de diferentes graus de compactação do solo e o potencial de recuperação da qualidade estrutural de um argissolo vermelho-amarelo, promovida pela planta forrageira. Desenvolveu-se o experimento em casa de vegetação, mediante delineamento inteiramente casualizado, com o cultivo do capim-tifton 85 nos seguintes graus de compactação: 64%, 84%, 90%, 93% e 100%, obtidos pelo ensaio de Proctor Normal. Avaliaram-se os atributos físico-hídricos do solo, o intervalo hídrico ótimo e a produção de massa seca da forrageira. O capim-tifton 85 recuperou a estrutura do argissolo vermelho-amarelo. A descompactação do solo promoveu condições biofísicas do solo adequadas ao desenvolvimento da forrageira. A produção de massa seca aumentou com a sucessão dos cortes, independentemente do grau de compactação inicial do solo.PALAVRAS-CHAVES: Cynodon sp., descompactação biológica do solo, intervalo hídrico ótimo, recuperação de pastagem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-02
Como Citar
MAGALHÃES, E. N. de; OLIVEIRA, G. C. de; SEVERIANO, E. da C.; COSTA, K. A. de P.; CASTRO, M. B. de. RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL E PRODUÇÃO DE CAPIM-TIFTON 85 EM UM ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO COMPACTADO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 68–76, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.2211. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2211. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).