QUALIDADE INTERNA E EXTERNA DE OVOS DE POEDEIRAS COMERCIAIS COM CASCAS NORMAL E VÍTREA

Autores

  • Daniela Reis Vilela Universidade Federal de Uberlândia
  • Leticia Souza Silva Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Naiara Simarro Fagundes Universidade Federal de Uberlândia
  • Evandro de Abreu Fernandes Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias UFU- MG

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab17421535

Palavras-chave:

Avicultura

Resumo

Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a qualidade de ovos de galinhas poedeiras classificados em ovos de casca normal e vítrea, produzidos por galinhas em três idades distintas (30, 50 e 70 semanas). Para cada idade foram amostrados 45 ovos de cada tipo de casca. O peso dos ovos em ambos os tipos de casca aumentou com o avanço da idade da galinha. Maior concentração de cálcio na casca foi encontrada nos ovos de casca normal em relação aos de casca vítrea, o teor de fósforo não foi influenciado pelo tipo de casca. A deposição mineral da casca foi constante. A espessura da casca aumentou independentemente do tipo de casca, ao longo da vida reprodutiva da galinha e diminuiu quando a ave se tornou mais velha. O percentual de albúmen aumentou, enquanto a percentagem   de proteína e pH do albúmen diminuiram ao longo das idades. Percentagem da gema, umidade         e pH diminuíram com o aumento da idade da poedeira, enquanto proteína bruta e extrato etéreo aumentaram. Os ovos de casca vítrea apresentaram casca de qualidade inferior àqueles de casca normal sem, contudo, haver um comprometimento da qualidade interna dos ovos.

Palavras-chave: análises físicas; qualidade do ovo; tipo de cascas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-28

Como Citar

VILELA, D. R.; CARVALHO, L. S. S.; FAGUNDES, N. S.; FERNANDES, E. de A. QUALIDADE INTERNA E EXTERNA DE OVOS DE POEDEIRAS COMERCIAIS COM CASCAS NORMAL E VÍTREA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 509–518, 2016. DOI: 10.1590/cab17421535. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/21535. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal