CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E RECEITA INDUSTRIAL COM CORTES PRIMÁRIOS DA CARCAÇA DE MACHOS NELORE ABATIDOS COM DIFERENTES PESOS

Autores

  • Fabiano Nunes Vaz Universidade Federal de Santa Maria
  • João Restle UFT
  • João Teodoro Pádua Universidade Federal de Goiás
  • Cristiane Amorim Fonseca Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Santana Pacheco Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i2.21123

Palavras-chave:

bovinos não castrados, cortes comerciais, grau de acabamento, peso de abate, ponto de equilíbrio industrial

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a receita dos cortes comerciais e estudar as características de carcaça de machos Nelore não castrados abatidos com diferentes pesos. Foram utilizados 40 machos Nelore com peso médio inicial de 350 kg. Os animais foram divididos em quatro grupos: animais com zero e dois dentes, com peso de carcaça de até 238,0 kg (jovens e carcaças leves); animais com dois dentes com peso de carcaça variando de 238,1 a 258,0 kg (jovens e carcaças médias); animais com dois dentes com peso de carcaça superior a 258,0 kg (jovens e carcaças pesadas) e animais com quatro ou seis dentes, independente do peso de carcaça (adultos). Depois de 84 dias de confinamento, os animais foram enviados para abate em estabelecimento comercial. Não se verificou diferença nas variáveis de gordura da carcaça e marmoreio da carne, bem como das percentagens dos cortes comerciais da carcaça, no peso e no rendimento de carcaça quente. A análise de receitas mostrou que, em função das diferenças de preço no atacado dos cortes primários da carcaça, os trabalhos de melhoramento em bovinos deveriam procurar o aumento da conformação e percentuais de traseiro especial, desde que atendidos os graus de acabamento mínimos exigidos pelos frigoríficos.

PALAVRAS-CHAVE: bovinos não castrados; cortes comerciais; grau de acabamento; peso de abate; ponto de equilíbrio industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

VAZ, F. N.; RESTLE, J.; PÁDUA, J. T.; FONSECA, C. A.; PACHECO, P. S. CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E RECEITA INDUSTRIAL COM CORTES PRIMÁRIOS DA CARCAÇA DE MACHOS NELORE ABATIDOS COM DIFERENTES PESOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 199–207, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i2.21123. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/21123. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal