Correlações entre contagem de células somáticas e parâmetros físico-químicos e microbiológicos de qualidade do leite

Autores

  • Diego Prado de Vargas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • José Laerte Nörnberg Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Renius de Oliveira Mello Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Rudolf Brand Sheibler Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Fernanda Cristina Breda Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Marceli Pazini Milani Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-6891v15i420637

Palavras-chave:

composição centesimal do leite, mastite, qualidade química do leite, qualidade higiênico-sanitária do leite, variáveis climáticas.

Resumo

Objetivou-se avaliar as correlações entre contagem de células somáticas (CCS) e os constituintes do leite e verificar as associações das condições ambientais com a CCS. Os dados utilizados foram de 1.541 unidades produtoras de leite referentes a 15 municípios da bacia leiteira do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. Foram tabulados os dados de CCS, contagem bacteriana total (CBT) e composição centesimal do leite, referentes ao período de junho de 2008 a dezembro de 2011, totalizando 44.089 amostras analisadas. A temperatura ambiente apresentou correlação positiva e significativa com a CCS, enquanto a precipitação pluviométrica e a umidade relativa do ar, ausência de correlação. Os teores de gordura, proteína, minerais e sólidos totais foram diretamente correlacionados com a CCS, enquanto que os sólidos não gordurosos e a lactose apresentaram comportamento inverso. Através da análise de componentes principais (ACP), auxiliada pelo método hierárquico aglomerativo de agrupamento, os sete tratamentos presentes no estudo foram reduzidos a cinco grupos de acordo com a similaridade, permitindo constatar que amostras com CCS superiores a 400.000 até 750.000 céls mL-1, apresentam a mesma qualidade, não justificando a estratificação de intervalos nesta amplitude de variação.

PALAVRAS-CHAVE: composição centesimal do leite; mastite; qualidade química do leite; qualidade higiênico-sanitária do leite; variáveis climáticas.

 

Downloads

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

VARGAS, D. P. de; NÖRNBERG, J. L.; MELLO, R. de O.; SHEIBLER, R. B.; BREDA, F. C.; MILANI, M. P. Correlações entre contagem de células somáticas e parâmetros físico-químicos e microbiológicos de qualidade do leite. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 473–483, 2014. DOI: 10.1590/1809-6891v15i420637. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/20637. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária