DESCRIÇÃO DO PLEXO BRAQUIAL DO CACHORRO-DO-MATO (CERDOCYON THOUS LINNAEUS, 1766)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v15i2.20309Palavras-chave:
anatomia, Cerdocyon thous, plexo braquialResumo
O Cerdocyon thous é um canídeo que possui ampla distribuição na América do Sul e salvo aspectos gerais, têm sua morfologia pouco conhecida na literatura, principalmente no que tange ao sistema nervoso. Com o objetivo de elucidar a composição anatômica do plexo braquial, estudou-se três exemplares machos provenientes de Paragominas-PA doados após morte por atropelamento ao Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal (LaPMA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), os quais foram fixados em solução aquosa de formol 10% para posterior realização da dissecação bilateral da origem do plexo braquial. O plexo braquial do C. thous é derivado dos três últimos nervos espinhais cervicais e do primeiro nervo torácico (C6-T1). Os principais nervos que o compõe, com suas respectivas origens foram: n. supraescapular, n. subscapular e n. musculocutâneo (C6 -C7), n. axilar (C7-C8), n. radial (C7-T1 e C7-C8), n. mediano, n. ulnar, n. toracodorsal e n. torácico lateral (C8-T1). Concluímos que o plexo braquial do C. thous assemelha-se ao descrito para os cães domésticos, apresentando pequenas diferenças quanto à composição de alguns nervos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-29
Como Citar
PINHEIRO, L. L.; BRANCO, Érika; SOUZA, D. C.; PEREIRA, L. C.; LIMA, A. R. DESCRIÇÃO DO PLEXO BRAQUIAL DO CACHORRO-DO-MATO (CERDOCYON THOUS LINNAEUS, 1766). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 213–219, 2014. DOI: 10.5216/cab.v15i2.20309. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/20309. Acesso em: 7 set. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).