INFLUÊNCIA DA GORDURA DO LEITE BOVINO E CAPRINO NA RESISTÊNCIA DO Mycobacterium fortuitum À PASTEURIZAÇÃO LENTA
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v17i1.19485Palavras-chave:
Higiene de Produtos de Origem Animal, Zoonoses.Resumo
Este estudo objetivou mostrar o efeito da gordura do leite caprino e bovino sobre a resistência térmica do Mycobacterium fortuitum. Amostras de leite foram divididas em duas porções, integral e desnatada, cada porção foi inoculada com M. fortuitum e então distribuída em tubos para a quantificação do agente durante a pasteurização lenta, em banho-maria. As amostras foram diluídas e semeadas em Lowenstein-Jensen (37 °C/5 dias), os resultados da contagem foram expressos em Log10 UFC/mL. O tratamento térmico reduziu 4,4 Log10 UFC/mL no leite caprino integral (2,8% de gordura), 4,9 Log10 UFC/mL no leite caprino desnatado (0,3%), 3,9 Log10 UFC/mL no leite bovino integral (5,9%) e 5,4 Log10 UFC/mL no leite bovino desnatado (0,2%), sem diferença significante, possivelmente pelo baixo número de amostras. Os valores D65 °C foram, respectivamente, 10,51 minutos, 8,61 minutos, 18,02 minutos e 7,82 minutos e o valor de R2 baixo das equações da reta indicam que outros fatores, além dos que foram estudados, influenciam a morte térmica do agente. Os resultados sugerem uma tendência de influência da gordura do leite e também da espécie animal sobre a taxa de decaimento do M. fortuitum, sendo que a pasteurização foi menos eficaz sobre o M. fortuitum no leite bovino integral.
Palavras-chave: espécie de origem do leite; gordura; micobactéria; morte térmica; redução decimal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).