FARELO DO MESOCARPO DE BABAÇU NA TERMINAÇÃO DE TOURINHOS: CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E CORTES SECUNDÁRIOS DO TRASEIRO ESPECIAL

Autores

  • Fabrícia R. Chaves Miotto Universidade Federal do Goiás
  • João Restle UFT
  • José Neuman M. Neiva UFT
  • Moacir Evandro Lage UFG
  • Kélvia Jácome de Castro Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Emerson Alexandrino UFT

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v13i4.18996

Palavras-chave:

biocombustível, filé-mignon, rendimento cárneo, rendimento de carcaça, subprodutos

Resumo

Objetivou-se avaliar as características de carcaça, o peso e o percentual dos cortes secundários preparados que compõem o traseiro especial (TE) de 30 tourinhos mestiços, alimentados com dietas contendo níveis de substituição do milho pelo farelo do mesocarpo de babaçu (FMB), nos níveis 0; 25; 50; 75 e 100%. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com seis repetições. Os pesos de carcaças quente e fria reduziram linearmente em 230 g e 250 g, respectivamente, para cada 1 kg de substituição, e o rendimento de carcaça quente (CQ) reduziu em 3,2 g/kg de CQ para cada 1 kg de MS de FMB na dieta. A espessura de gordura subcutânea apresentou comportamento quadrático com ponto de máxima estimado pela equação de regressão de 4,29 mm, com substituição do milho de 33,3%. A proporção de TE na carcaça aumentou linearmente frente ao incremento dos níveis de FMB. A participação percentual da ponta de agulha na carcaça teve comportamento quadrático com ponto de máximo em 33,3% de substituição. Os cortes secundários preparados do TE, expressos em peso, contrafilé, patinho e lagarto, e os cortes expressos em percentagem, filé-mignon, coxão mole e músculo, sofreram influência das dietas. Não houve alteração no rendimento dos cortes cárneos (73,22%). O uso do FMB em substituição ao milho em dietas de terminação de bovinos não altera o peso e rendimento cárneo do traseiro especial, porém reduz linearmente o peso da carcaça quente e a espessura de gordura subcutânea em níveis de substituição superiores a 33,3%.

PALAVRAS-CHAVE: biocombustível; filé-mignon; rendimento cárneo; rendimento de carcaça; subprodutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia R. Chaves Miotto, Universidade Federal do Goiás

Zootecnista pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical - UFT

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal - Universidade Federal de Goiás (UFG)

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

MIOTTO, F. R. C.; RESTLE, J.; NEIVA, J. N. M.; LAGE, M. E.; DE CASTRO, K. J.; ALEXANDRINO, E. FARELO DO MESOCARPO DE BABAÇU NA TERMINAÇÃO DE TOURINHOS: CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E CORTES SECUNDÁRIOS DO TRASEIRO ESPECIAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 13, n. 4, p. 440–449, 2012. DOI: 10.5216/cab.v13i4.18996. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/18996. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal