Toxoplasmose: avaliação morfológica e morfométrica dos neurônios da medula espinhal de cães soropositivos assintomáticos

Autores

  • Alessandra Cristina Francischini Carvalho FCAV - Unesp Campus Jaboticabal
  • Maria Rita Pacheco Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Silvana Martinez Baraldi-Artoni Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Annita Morais Girardi Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1089-6891v16i218991

Palavras-chave:

Saúde Animal

Resumo

Este trabalho objetivou analisar a morfologia e a morfometria dos neurônios das regiões cervical, torácica e lombar da medula espinhal de cães assintomáticos soropositivos para toxoplasmose. Utilizaram-se 20 cães sem raça definida, adultos, sendo dez cães hígidos, com sorologia negativa, utilizados como controle (grupo 1) e dez cães assintomáticos mas soropositivos para toxoplasmose (grupo 2). Após microtomia semi-seriada, com intervalos de 100 micrômetros (µm), os cortes histológicos de medula espinhal, à espessura de 5 µm, foram corados pelas técnicas da hematoxilina-eosina e do tricrômico de Masson. As lâminas foram analisadas à microscopia de luz para verificar a morfologia dos neurônios. Para o estudo morfométrico, os parâmetros analisados foram: área, perímetro, diâmetro máximo, diâmetro mínimo e fator de forma do citoplasma e núcleo dos neurônios. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente, mediante o teste t de Student ao nível de 5% de probabilidade. As características morfológicas entre os dois grupos foram semelhantes e em conformidade com a literatura. Os resultados morfométricos demonstraram que há alteração no tamanho e estrutura dos neurônios, com aumento e perda do formato estrelado nos animais soropositivos. Os resultados sugerem que os neurônios destes cães, ainda que assintomáticos, possam ter perdido sua função condutora.

Palavras-chave: canino; histologia; sistema nervoso central; Toxoplasma gondii.

Downloads

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

CARVALHO, A. C. F.; PACHECO, M. R.; BARALDI-ARTONI, S. M.; GIRARDI, A. M. Toxoplasmose: avaliação morfológica e morfométrica dos neurônios da medula espinhal de cães soropositivos assintomáticos. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 225–234, 2015. DOI: 10.1590/1089-6891v16i218991. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/18991. Acesso em: 18 mar. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária