CONSUMO, DIGESTIBILIDADE E TAXA DE PASSAGEM RUMINAL EM OVELHAS GESTANTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i4.18826Palavras-chave:
Nutrição AnimalResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da gestação, número de fetos e restrição nutricional no consumo e digestibilidade de alguns componentes químicos e a taxa de passagem ruminal. Foram utilizadas 24 ovelhas aos 90, 110 e 130 dias de gestação, divididas entre os tratamentos em função do número de fetos. Os animais receberam dietas balanceadas ou restritas em 15% nos requisitos de energia e proteína. Ovelhas com dois fetos submetidas à restrição nutricional consumiram mais matéria seca que aquelas com um feto. Aos 130 dias de gestação, houve maior consumo de matéria seca e fibra em detergente neutro. Ovelhas de gestação dupla apresentam maior digestibilidade dos nutrientes, exceto nas frações fibrosas. A restrição alimentar acarretou menor ingestão de matéria seca. A taxa de passagem ruminal aumenta ao final da gestação.
PALAVRAS-CHAVE: manejo alimentar; número de fetos; ovinos; pré-parto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).