ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CAPIM-MASSAI: MORFOGÊNESE E PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i1.18730Palavras-chave:
Fertilização, Nitrogênio, Panicum maximumResumo
Objetivou-se avaliar as características morfogênicas e estruturais bem como a produção de biomassa de plantas de Panicum maximum cv. Massai sob doses de nitrogênio. O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados com quatro tratamentos (0, 80, 160 e 240 kg de N/ha) e quatro repetições, em parcelas de 4 m2. A adubação nitrogenada foi aplicada parceladamente, de acordo como os tratamentos. Plantas de capim-massai responderam linear e positivamente à adubação nitrogenada com aumento significativo nas taxas de alongamento, aparecimento e senescência de folhas e alongamento de colmo bem como no número de folhas vivas por perfilhos e no comprimento final da lâmina. Por outro lado, a adubação nitrogenada diminui o filocrono e a duração de vida das folhas em capim-massai, o que indica efeito direto do nitrogênio no fluxo de tecidos. Observou-se efeito linear e positivo da adubação nitrogenada para massa seca total, de folhas e de colmos, não tendo sido observado efeito para massa seca de material morto. A adubação nitrogenda influencia o perfilhamento, a morfogênese e a produção de biomassa em plantas de capim-massai.
Palavras-chave: Fertilização; Nitrogênio; Panicum maximum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).