CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS BIOMÉTRICOS E PRODUTIVOS EM COLÔNIAS DE Melipona quadrifasciata anthidioides LEPELETIER (HYMENOPTERA: APIDAE)

Autores

  • Patricia Faquinello UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA
  • Baden Bell Pereira Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA
  • Carlos A. Lopes de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA
  • Meiby Carneiro de Paula-Leite UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA
  • Rogerio M. de Oliveira Alves INSTITUTO FEDERAL BAIANO

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i3.18603

Palavras-chave:

Apicultura

Resumo

Em colônias de melíponas, características biométricas podem estar associadas às características de produção; portanto, o estudo da correlação é de grande valia como ferramenta para o processo de seleção de colônias. O objetivo deste trabalho foi estimar as correlações entre os parâmetros biométricos e produtivos de Melipona quadrifasciata anthidioides. Foram analisadas 128 colônias, provenientes de 60 colônias parentais e duas gerações, F1 e F2. Os parâmetros avaliados foram: peso da rainha e colônia; número, largura e comprimento dos discos de cria; número, largura, profundidade e volume dos potes de mel; número, largura e profundidade dos potes de pólen; tamanho da glossa e a estimativa da população e da produção de mel. O peso da rainha apresentou correlação com o número de discos de cria (0,23), da população (0,23), da mesma forma que a característica de número de potes de pólen está relacionada com largura e comprimento dos discos de cria e população (0,88; 0,54 e 0,52, respectivamente). A característica produção de mel está relacionada com o número (0,93), largura (0,50) e volume (0,47) dos potes de mel. Os resultados mostraram que a produção de mel está correlacionada diretamente com as características de número, volume, diâmetro e altura dos potes de mel. Por outro lado, o tamanho da população demonstrou estar correlacionada com o número dos discos de cria e o número dos potes de pólen.

PALAVRAS-CHAVE: melhoramento de abelhas; produção de mel; seleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-09-28

Como Citar

FAQUINELLO, P.; BRITO, B. B. P.; CARVALHO, C. A. L. de; PAULA-LEITE, M. C. de; ALVES, R. M. de O. CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS BIOMÉTRICOS E PRODUTIVOS EM COLÔNIAS DE Melipona quadrifasciata anthidioides LEPELETIER (HYMENOPTERA: APIDAE). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 312–317, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i3.18603. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/18603. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal