Levantamento da ocorrência de anomalias da mandíbula em caprinos e ovinos, encontrada em cinco municípios da microrregião de irecê (BA)

Autores

  • Viviane Rodrigues Magalhães Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil
  • Adelmo Ferreira de Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil
  • Andréa Chagas de Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil
  • Aparecida Argolo Wicke Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil
  • Mariana Moura Barone Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Palavras-chave:

Produção Animal

Resumo

As anomalias ocorridas na mandíbula são de caráter genético, razão por que sua presença no rebanho deve ser evitada, pois elas provocam dificuldades  na apreensão e mastigação dos alimentos, o que pode levar o animal a sérias deficiências alimentares e até à morte. Este trabalho tem como objetivo  verificar a presença ou não de caprinos e ovinos com essa anomalia. Foram avaliados 5.221 animais em cinco municípios da microrregião de Irecê. Verificou-se a presença dessas anomalias em 107 animais (2,05%), sendo 53 (1,02%) casos de retrognatismo e 54 (1,03%) casos de prognatismo. Trata-se de valores que mostram uma baixa ocorrência, apesar de não haver outros trabalhos de levantamentos semelhantes em caprinos e ovinos que permitam realizar uma comparação.

PALAVRAS-CHAVES: Braquignatia, caprino, ovino, anomalia genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

MAGALHÃES, V. R.; SANTANA, A. F. de; OLIVEIRA, A. C. de; WICKE, A. A.; BARONE, M. M. Levantamento da ocorrência de anomalias da mandíbula em caprinos e ovinos, encontrada em cinco municípios da microrregião de irecê (BA). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 341–345, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1743. Acesso em: 15 jul. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal