DETERMINAÇÃO DA CRONOLOGIA DENTÁRIA DE MACHOS BUBALINOS(Bubalus bubalis) CRIADOS NO ESTADO DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i3.1730Palavras-chave:
Dentição, Búfalos, cronologiaResumo
O presente trabalho objetivou estimar a idade de machos bubalinos a partir da avaliação da dentição (den-tes incisivos) criados no Estado do Pará. Para isso, foram utilizados 174 animais do nascimento até cem meses de idade, sem distinção de raça, distribuídos em oito grupos por faixa etária. Verificou-se a ausência dos cantos decíduos (4º par) nos animais de zero a três meses de idade. Os cantos estabeleceram-se definitivamente entre três e seis meses de idade. A partir dos seis meses de idade, todos os dentes incisivos decíduos estavam presentes e estabelecidos. Aos 24 meses observou-se o início da troca dentária das pinças (1º par). Entre os 30 e 55 meses de idade ocorreram as trocas dentárias dos primeiros e dos segundos médios (2º e 3º par, respectivamente) e acima dos 55 meses de idade houve a troca dos cantos. Dos 55 aos 100 meses de idade todos os dentes incisivos permanentes estavam estabelecidos.
PALAVRAS-CHAVES: Bubalino, dentes, idade dentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).