ALTERAÇÕES HISTOPATOLÓGICAS EM PULMÕES DE CÃES PORTADORES DE DIROFILARIOSE PULMONAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1701Palavras-chave:
Alterações histopatológicas, artéria pulmonar, cães, Dirofilaria immitis, pulmõesResumo
Foi realizada a análise, à microscopia óptica, das alterações histopatológicas de pulmões associadas à infecção por Dirofilaria immitis em trinta e três cães provenientes do Município de Niterói, Rio de Janeiro. Observou-se uma grande diversidade em número e intensidade de lesões. As alterações mais freqüentes do parênquima pulmonar foram pneumonia intersticial, espessamento do septo alveolar e infarto, enquanto as menos observadas foram pleurisia fibrosa focal e hemorragia. Das alterações mais freqüentes evidenciadas na artéria pulmonar e suas ramificações, citem-se trombose e projeções da íntima para o lúmen, sendo pseudoaneurisma e esclerose pouco evidenciadas. Registraram-se, na presença de microfilárias no parênquima, infiltrado predominantemente formado por células mononucleares e a participação freqüente de infiltrado misto ou por células mononucleares na destruição da parede de vasos. Concluiu-se que mais estudos são necessários ao conhecimento da etiopatogenia da dirofilariose, após recentes estudos que consideram uma bactéria endossimbionte de artrópodes, a Wolbachia, como a terceira variável, ao invés da clássica dualidade da relação hospedeiro–parasito.PALAVRAS-CHAVES: Alterações histopatológicas, artéria pulmonar, cães, Dirofilaria immitis, pulmões.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
MATTOS, G. L. M.; MATTOS JR, D. G.; TORTELLY, R.; MENEZES, R. C.; SILVA, W. de O. ALTERAÇÕES HISTOPATOLÓGICAS EM PULMÕES DE CÃES PORTADORES DE DIROFILARIOSE PULMONAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1144–1151, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1701. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1701. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).