EFEITO DE DIFERENTES FONTES E CONCENTRAÇÕES DE ZINCO NA MISTURA MINERAL SOBRE DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS SEMINAIS DE TOUROS JOVENS CRIADOS EM CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i3.1687Palavras-chave:
Minerais, Semen de tourosResumo
Dezesseis tourinhos Nelore de aproximadamente 26 meses de idade mantidos em pasto foram submetidos a qua-tro diferentes suplementações de zinco na mistura mineral: Zn–0 (sem zinco); Zn 30FO (30 mg de Zn orgânico/Kg); Zn 30FI (30 mg de Zn inorgânico/Kg) e Zn 60FI (60 mg de Zn inorgânico/Kg). Mediu-se o consumo da mistura mineral e verificou-se que os animais do Zn–0 consumiram mais do que os animais dos demais tratamentos, diferindo estatis-ticamente (P<0,05) de Zn-30FO, Zn-30FI e Zn-60FI e que os animais do Zn-60FI consumiram menos. Procedeu-se à pesagem dos animais, coletaram-se sangue e realizaram-se análises andrológicas completas. Não foi verificada dife-rença estatística (P>0,05) entre tratamentos para ganho de peso. Tourinhos do Zn–0 apresentaram espermatozóides com menor motilidade e vigor, e mais chances de ter esper-matozóides com defeitos de cabeça, peça intermediária e gota citoplasmática proximal. Animais suplementados com 60 mg de Zn inorgânico/Kg apresentaram maiores chances de não ter defeitos de cabeça, peça intermediária e gota citoplasmática proximal nos espermatozóides. As diferentes fontes e concentrações de zinco na mistura mineral de touros jovens não afetaram o desempenho ponderal nas condições experimentais, mas as características seminais, sim.
PALAVRAS-CHAVES: Crescimento, espermatozóides, zinco inorgânico, zinco orgânico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).