EFEITO DO TIPO DE SISTEMA DE CRIAÇÃO NOS RESULTADOS ECONÔMICOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO DE LAVRAS (MG) NOS ANOS 2004 E 2005

Autores

  • Marcos Aurélio Lopes UFLA
  • Milton Ghedini Cardoso UFLA
  • Francisval de Melo Carvalho UFLA
  • André Luiz Ribeiro Lima UFLA
  • Alessandra Silva Dias UFLA
  • Eliane Almeida do Carmo Ufla

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v8i3.1674

Palavras-chave:

Tipo de criação, Avaliação econômica

Resumo

Estudou-se a rentabilidade da atividade leiteira na região de Lavras/MG, analisando a influência do tipo de sistema de criação sobre o custo de produção do leite. Foram identificados os componentes com maior influência sobre os custos finais da atividade e calculado o ponto de equilíbrio. Os dados, provenientes de dezessete sistemas de produção, representando os sistemas de criação em regime de pastejo, semiconfinado e confinado, foram coletados mensalmente, entre janeiro de 2004 e dezembro de 2005. Consideraram- se a margem bruta, a margem líquida e o resultado (lucro ou prejuízo) como indicadores de eficiência econômica. O tipo do sistema de criação influenciou o custo total de produção do leite e, portanto, a lucratividade e rentabilidade, sendo os sistemas de produção semiconfinados os que apresentaram os menores custos totais unitários. O tipo do sistema de criação influenciou os “pesos” dos itens componentes do custo operacional efetivo da atividade leiteira, sendo esses diferentes em cada um dos três sistemas estudados. Na análise econômica, por apresentar margem líquida e resultado positivo nos sistemas de criação confinado e semi- confinado, conclui-se que a atividade leiteira tem condições de produzir no longo prazo e que os pecuaristas estão se capitalizando. No entanto, no sistema em regime de pastejo, os resultados indicam que os pecuaristas têm condições de produzir no médio prazo e que estão se descapitalizando nesse mesmo período.

PALAVRAS-CHAVES: Análise de rentabilidade, bovinocultura de leite, custo de produção, ponto de equilíbrio, sistema de criação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-09-12

Como Citar

LOPES, M. A.; CARDOSO, M. G.; CARVALHO, F. de M.; LIMA, A. L. R.; DIAS, A. S.; CARMO, E. A. do. EFEITO DO TIPO DE SISTEMA DE CRIAÇÃO NOS RESULTADOS ECONÔMICOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO DE LAVRAS (MG) NOS ANOS 2004 E 2005. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 3, p. 359–372, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i3.1674. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1674. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal