METABOLISMO OXIDATIVO DOS ERITRÓCITOS E ERITROGRMA NA MASTITE EXPERIMENTALMENTE INDUZIDA POR Staphylococcus aureus EM CABRAS SUPLEMENTADAS COM VITAMINA E.
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.1667Palavras-chave:
Patologia ClínicaResumo
A explosão oxidativa dos neutrófilos na reação à infecção pode resultar em danos celulares e causar, entre outras alterações, a anemia da doença inflamatória. O sistema glutationa e a vitamina E são antioxidantes que inativam os radicais livres. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da administração de vitamina E sobre o eritrograma e a glutationa reduzida eritrocitária (GSH) de cabras desafiadas com a inoculação intramamária de Staphylococcus aureus ao décimo dia pós-parto. Foram usadas 28 cabras, primíparas, da raça Saanen, na faixa etária de dez a dezesseis meses, distribuídas, aleatoriamente, para quatro tratamentos, cada um com sete animais, como segue: controle (TC), suplementação com vitamina E (TV), desafio por Staphylococcus aureus (TM) e suplementação com vitamina-E e desafio por S.aureus (TVM). Conclui-se que a inoculação de S.aureus na glândula mamária não altera o eritrograma e a glutationa reduzida eritrocitária e que a vitamina E favorece, positivamente, uma melhor resposta eritrocitária.PALAVRAS-CHAVES: Caprinos, eritrócitos, GSH, mastite, vitamina E.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
PAES, P. R. de O.; LOPES, S. T. dos A.; LOPES, R. S.; KOHAYAGAWA, A.; TAKAHIRA, R. K. METABOLISMO OXIDATIVO DOS ERITRÓCITOS E ERITROGRMA NA MASTITE EXPERIMENTALMENTE INDUZIDA POR Staphylococcus aureus EM CABRAS SUPLEMENTADAS COM VITAMINA E. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1171–1176, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.1667. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1667. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).