INFLUÊNCIA DE DIFERENTES ÍNDICES ZOOTÉCNICOS NA COMPOSIÇÃO E EVOLUÇÃO DE REBANHOS BOVINOS LEITEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.1661Palavras-chave:
bovinocultura de leite, eficiência reprodutiva, planejamento de rebanhos, simulaçãoResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a influência de diferentes índices zootécnicos na composição e evolução de rebanhos leiteiros ao longo dos anos. Foram simulados 240 rebanhos através da combinação dos índices zootécnicos idade ao primeiro parto (24, 30 e 36 meses), taxa de natalidade (100%, 90%, 80%, 70% e 60%), taxa de descarte (10%, 15%, 20% e 25%) e taxa de mortalidade de fêmeas com idade de 0 a 1 ano, 1 a 2 anos, 2 a 3 anos (3%, 6%, 9%; 12%, 2%, 4%; 6%, 8%, 1%, 2%, 3% e 4%, respectivamente). Para efetuar as simulações das evoluções dos rebanhos foi utilizado o software Sistema Computacional para Dimensionamento e Evolução de Rebanhos Bovinos. Aplicou-se a estatística não paramétrica de Kruskal-Wallis, através do procedimento NPAR1WAY. Ao ser observada significância no teste Kruskal-Wallis, aplicou-se o procedimento MULTTEST, para verificar a diferença entre as médias através de contraste. Conclui-se que a obtenção de índices zootécnicos adequados na criação de bovinos de leite influencia na composição e evolução dos rebanhos, sendo a taxa de natalidade a maior responsável na evolução dos rebanhos, seguido pela idade ao primeiro parto, taxa de descarte e taxa de mortalidade.PALAVRAS-CHAVES: Bovinocultura de leite, eficiência reprodutiva, planejamento de rebanhos, simulação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-02
Como Citar
LOPES, M. A.; CARDOSO, M. G.; DEMEU, F. A. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES ÍNDICES ZOOTÉCNICOS NA COMPOSIÇÃO E EVOLUÇÃO DE REBANHOS BOVINOS LEITEIROS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 446–453, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.1661. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1661. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).