EFEITO DO JEJUM NA GRANJA E CONDIÇÕES DE TRANSPORTE SOBRE O COMPORTAMENTO DOS SUÍNOS DE ABATE NAS BAIAS DE DESCANSO E LESÕES NA PELE

Autores

  • osmar antonio dalla costa Embrapa Suínos e aves
  • Jorge Vitor Ludke
  • Mateus Jose Rodrigues Paranhos da Costa
  • Luigi Faucitano
  • Jose Vicente Peloso
  • Darlan Dalla Roza
  • Arlei Coldebella

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.1610

Palavras-chave:

Produção de suinos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de jejum na granja (TJG= 9, 12, 15 e 18 horas) e da posição do suíno no box da carroceria do caminhão (PBO= anterior, central e posterior), no piso da carroceria (PPI= inferior e superior) e lado (PLA= direito e esquerdo) sobre a ocorrência de lesões nos suínos e nas carcaças e no comportamento dos suínos nas baias de descanso no frigorífico. Utilizaram-se 192 fêmeas de abate com peso de abate de 133,1±10,9 kg oriundas de duas granjas. Verificou-se alta porcentagem de suínos com lesão na pele na granja (53,7%), no embarque (80,7%), no desembarque (91,2%) e ao abate (95,8%). Suínos submetidos a TJG de 15 horas apresentaram menor incidência de lesão de pele no embarque e maior incidência de lesão no desembarque e, na carcaça, maior incidência de lesão originada por briga em relação aos suínos submetidos TJG de 12 horas. Os suínos transportados no box da frente apresentaram menor incidência de lesão por densidade na carcaça em relação aos transportados no meio do caminhão. Conclui-se que suínos submetidos a jejum de 15 horas apresentam maior incidência de lesão na pele. Suínos transportados no box  da frente apresentam menor incidência de lesão do que os transportados no meio. O tempo de jejum na granja não apresenta efeito sobre o comportamento dos animais nas baias de descanso do frigorífico.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação de carcaças, condições de abate de suínos, escore de lesões, manejo pré-abate, suínos de abate pesados.

Palavras-chaves: Avaliação de carcaças, condições de abate de suínos, escore de lesões, manejo pré-abate, suínos de abate pesados

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

osmar antonio dalla costa, Embrapa Suínos e aves

Sistema de Produção, manejo, bem-estar suínos, pré-abate, qualidade de carne.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

DALLA COSTA, osmar antonio; LUDKE, J. V.; COSTA, M. J. R. P. da; FAUCITANO, L.; PELOSO, J. V.; ROZA, D. D.; COLDEBELLA, A. EFEITO DO JEJUM NA GRANJA E CONDIÇÕES DE TRANSPORTE SOBRE O COMPORTAMENTO DOS SUÍNOS DE ABATE NAS BAIAS DE DESCANSO E LESÕES NA PELE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 48–58, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.1610. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1610. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal