EFEITO DO JEJUM NA GRANJA E CONDIÇÕES DE TRANSPORTE SOBRE O COMPORTAMENTO DOS SUÍNOS DE ABATE NAS BAIAS DE DESCANSO E LESÕES NA PELE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.1610Palavras-chave:
Produção de suinosResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de jejum na granja (TJG= 9, 12, 15 e 18 horas) e da posição do suíno no box da carroceria do caminhão (PBO= anterior, central e posterior), no piso da carroceria (PPI= inferior e superior) e lado (PLA= direito e esquerdo) sobre a ocorrência de lesões nos suínos e nas carcaças e no comportamento dos suínos nas baias de descanso no frigorífico. Utilizaram-se 192 fêmeas de abate com peso de abate de 133,1±10,9 kg oriundas de duas granjas. Verificou-se alta porcentagem de suínos com lesão na pele na granja (53,7%), no embarque (80,7%), no desembarque (91,2%) e ao abate (95,8%). Suínos submetidos a TJG de 15 horas apresentaram menor incidência de lesão de pele no embarque e maior incidência de lesão no desembarque e, na carcaça, maior incidência de lesão originada por briga em relação aos suínos submetidos TJG de 12 horas. Os suínos transportados no box da frente apresentaram menor incidência de lesão por densidade na carcaça em relação aos transportados no meio do caminhão. Conclui-se que suínos submetidos a jejum de 15 horas apresentam maior incidência de lesão na pele. Suínos transportados no box da frente apresentam menor incidência de lesão do que os transportados no meio. O tempo de jejum na granja não apresenta efeito sobre o comportamento dos animais nas baias de descanso do frigorífico.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação de carcaças, condições de abate de suínos, escore de lesões, manejo pré-abate, suínos de abate pesados.
Palavras-chaves: Avaliação de carcaças, condições de abate de suínos, escore de lesões, manejo pré-abate, suínos de abate pesados
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).