ATIVIDADE SÉRICA DAS ENZIMAS ASPARTATO AMINOTRANSFERASE, CREATINA QUINASE E LACTATO DESIDROGENASE EM EQÜINOS COM CÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1591Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
De setenta eqüinos, distribuídos em dois grupos experimentais – G1 (vinte eqüinos hígidos) e G2 (cinqüenta eqüinos com cólica) –, colheram-se amostras de sangue em dez diferentes momentos, mediante punção da jugular, para a determinação da atividade sérica das enzimas aspartato aminotransferase (AST), creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH). Os valores médios apresentados pelos animais do G2, para as variáveis CK, AST e LDH, foram superiores (P<0,05) aos valores médios apresentados pelos animais do G1 em todos os momentos de avaliação. Os resultados apresentados pelos animais com cólica (G2) sugerem a existência de lesão muscular aguda, porém com tendência a cura, e foram atribuídos a hipoperfusão tecidual e a traumas musculares. A análise seriada das enzimas CK, AST e LDH auxilia tanto no diagnóstico de lesões musculares em eqüinos com cólica como no acompanhamento da evolução do processo de cura.PALAVRAS-CHAVES: Abdômen agudo, cavalos, enzimas musculares.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
DI FILIPPO, P. A.; SANTANA, A. E. ATIVIDADE SÉRICA DAS ENZIMAS ASPARTATO AMINOTRANSFERASE, CREATINA QUINASE E LACTATO DESIDROGENASE EM EQÜINOS COM CÓLICA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1138–1143, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1591. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1591. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).