UTILIZAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DE Triticum vulgare (BANDVET®) APÓS CERATECTOMIA SUPERFICIAL EM SEQÜESTRO CORNEAL FELINO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.1542Resumo
De causa não bem definida, o seqüestro de córnea é uma afecção que incide sobre os felinos. A lesão caracteriza-se pela degeneração do colágeno, seguida de acúmulo de pigmento enegrecido, de intensidade variável, na córnea. As alternativas terapêuticas são adotadas levando-se em conta a profundidade e o estágio da lesão, sendo a ceratectomia lamelar a opção mais utilizada. No presente trabalho, descrevem-se quatro casos de felinos da raça Persa acometidos por seqüestro de córnea, que foram submetidos à ceratectomia lamelar seguida de flap de terceira pálpebra ou de enxerto pediculado de conjuntiva e, posteriormente, tratados com extrato aquoso de Triticum vulgare (Bandvet®), topicamente, sem resultados adversos. Os resultados obtidos mostraram que o Bandvet®, a despeito de não se tratar de fármaco para uso oftálmico, pode ser empregado em felinos após ceratectomia superficial.
PALAVRAS-CHAVES: Ceratectomia, felino, seqüestro corneal, Triticum vulgare.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).