EFEITOS DO EXTRATO DE PAREDE DE LEVEDURA EM DIETA SECA SOBRE A MICROBIOLOGIA, ÁCIDOS GRAXOS DE CADEIA CURTA E REDUÇÃO DO ODOR DAS FEZES DE GATOS ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i4.15354Palavras-chave:
felinos, nitrogênio amoniacal, mananoligossacarídeo, bactérias láticas, ácido butíricoResumo
Objetivou-se avaliar os efeitos do extrato de parede de levedura (EPL) em dieta seca sobre a microbiota fecal, concentração de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e redução do odor das fezes de gatos adultos. Foram utilizados 20 animais, dez de cada sexo, distribuídos ao acaso em quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 unidades experimentais: 1) dieta comercial seca (controle); 2) controle + 0,2%; 3) controle + 0,4%; e 4) controle + 0,6% de EPL na matéria seca da dieta. Foram realizados contagem de enterobactérias, E.coli e bactérias láticas, concentração fecal dos ácidos acético, propiônico, butírico e nitrogênio amoniacal, além de painel sensorial. Não foram observadas diferenças significativas (p>0,05) para as contagens bacterianas e a concentração de AGCC e nitrogênio amoniacal; no entanto, por meio do painel sensorial pôde ser notada redução no odor das fezes com o uso de 0,2% de EPL na dieta. Concluiu-se que a adição de até 0,6% de EPL não teve efeito sobre a microbiologia e a concentração de ácidos graxos, mas há potencial uso como aditivo devido à melhora no odor das fezes. Outros estudos são necessários para compreender os mecanismos de ação, efeitos e níveis de inclusão desse prebiótico para gatos domésticos.
PALAVRAS-CHAVE: ácido butírico; bactérias láticas; felinos; mananoligossacarídeo; nitrogênio amoniacal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).