ALTERAÇÕES HEMOGASOMÉTRICAS E ELETROLÍTICAS DE CAVALOS DA RAÇA ÁRABE DURANTE PROVA DE ENDURO DE 60 KM
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.1535Palavras-chave:
cavalos atletasResumo
Avaliaram-se as alterações do pH, pCO2, pO2, HCO-3 e da cBase do sangue venoso e das concentrações séricas de sódio, potássio, cálcio ionizado e cloreto de oito cavalos adultos da raça Árabe, durante prova de enduro de 60 km de extensão, com velocidade média de 12km h-1. As amostras de sangue foram coletadas antes do início da prova (M0), imediatamente após o seu término (M1) e sessenta minutos após a realização da prova (M2), com os animais já em repouso. Imediatamente após o término do exercício (M1), os animais apresentaram aumento nos valores do pH o qual, associado ao aumento da cHCO3- e da cBase, caracterizou a alcalose metabólica, que teve como provável origem a perda de cloro no suor. As alterações metabólicas observadas no M1 foram rapidamente corrigidas por modificações respiratórias, caracterizadas pelo aumento da pCO2 ou hipoventilação. Adicionalmente, apresentaram desidratação, hipocalemia e hipocalcemia. Não se associaram os distúrbios hemogasométricos e bioquímico-séricos observados a alterações clínicas.PALAVRAS-CHAVES: Áido-base, eletrólitos, enduro, equino.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
DI FILIPPO, P. A.; GOMIDE, L. M. W.; OROZCO, C. A. G.; SILVA, M. A. da; MARTINS, C. B.; LACERDA NETO, J. C. de; SANTANA, A. E. ALTERAÇÕES HEMOGASOMÉTRICAS E ELETROLÍTICAS DE CAVALOS DA RAÇA ÁRABE DURANTE PROVA DE ENDURO DE 60 KM. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 840–846, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.1535. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1535. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).