FONTES DE GORDURA NA DIETA DE NOVILHOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO – CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E DA CARNE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.14008Palavras-chave:
Produção de bovinosResumo
O objetivo deste trabalho foi comparar o efeito de diferentes fontes de gordura na dieta de novilhos confinados nas características de carcaça e carne. Vinte novilhos foram distribuídos em quatro tratamentos: BC – concentrado base; IRB – concentrado base + farelo de arroz integral + óleo de arroz; M3 – concentrado base + 3% de sais de cálcio de ácidos graxos; e M6 – concentrado base + 6% de sais de cálcio de ácidos graxos. Previamente ao abate, os animais foram submetidos a jejum de 14 horas e pesados para obtenção do peso de fazenda. Os animais foram abatidos em frigorífico comercial, seguindo o fluxo normal do abatedouro. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro tratamentos e quatro repetições (blocos), sendo o critério de bloqueio o grupo genético. As carcaças de animais do tratamento M6 apresentaram a maior espessura de gordura subcutânea (5,21 mm). Animais que consumiram 6% de sais de cálcio de ácidos graxos apresentaram carcaças com maior porção comestível (6,31 contra média de 5,7, respectivamente para M6 e demais tratamentos). A inclusão de ácidos graxos na dieta melhorou o acabamento das carcaças e aumento o conteúdo total de gordura. A inclusão de farelo de arroz integral e óleo ou sais de cálcio de ácidos graxos não alterou as características da carne dos animais.PALAVRAS-CHAVE: espessura de gordura subcutânea; farelo de arroz integral; óleo de arroz; sais de cálcio de ácidos graxos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-29
Como Citar
DONICHT, P. A. M. M.; RESTLE, J.; FREITAS, L. da S.; CALLEGARO, A. M.; WEISE, M. S.; BRONDANI, I. L. FONTES DE GORDURA NA DIETA DE NOVILHOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO – CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E DA CARNE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 487–496, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.14008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/14008. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).