ESTUDO DE MEDIDAS CORPORAIS, PESO VIVO E CONDIÇÃO CORPORAL DE FÊMEAS DA RAÇA NELORE (Bos taurus indicus) AO LONGO DE 12 MESES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.1362Resumo
RESUMO – Objetivou-se verificar alterações e correlações entre medidas corporais em rebanho bovino de novilhas e vacas da raça Nelore. Avaliaram-se 487 fêmeas, quanto ao peso vivo, condição corporal, perímetro torácico, comprimento corporal, altura de cernelha e medidas da garupa. Foram realizadas oito coletas ao longo dos meses de outubro de 2002 e outubro de 2003. Nas novilhas houve aumento das médias de medidas corporais com diferença significativa (p<0,05) entre coletas. Para vacas o perímetro torácico apresentou diferença significativa (p<0,05). Na análise quadrática do peso vivo e condição corporal, as curvas se assemelharam, de maneira paralela para a condição corporal. Quanto ao peso vivo, a parte côncava da curva para vacas foi mais aberta comparada às novilhas. Coeficientes de correlação entre medidas lineares com medidas de garupa apresentaram significância (p<0,001), exceto para perímetro torácico com comprimento de garupa. Nas correlações do peso vivo e condição corporal com medidas corporais foram significativas (p<0,001), exceto para condição corporal versus comprimento de garupa nas categorias; condição corporal versus altura de garupa e peso vivo versus comprimento de garupa para vacas. Pode-se concluir que houve uma variação crescente das medidas corporais nas novilhas no período de coleta. O peso vivo, a condição corporal e perímetro torácico estiveram relacionados com diferentes períodos do ano que foi realizada a avaliação. Em vacas as variações ao longo do ano foram de 14,79%, 31,53% e 6,74%, respectivamente. As medidas externas ísquio-iliacas, como altura e largura, estão correlacionadas com medidas de tamanho e peso. Fêmeas em fase de crescimento comportam-se de maneira análoga às fêmeas adultas quanto ao peso vivo e condição corporal. Pesquisas da relação das medidas corporais, peso vivo e condição corporal com o aspecto produtivo e reprodutivo são necessários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-03
Como Citar
FRENEAU, G. E.; SILVA, J. C. C. da; BORJAS, A. de L. R.; AMORIM, C. de. ESTUDO DE MEDIDAS CORPORAIS, PESO VIVO E CONDIÇÃO CORPORAL DE FÊMEAS DA RAÇA NELORE (Bos taurus indicus) AO LONGO DE 12 MESES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 76–85, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.1362. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1362. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).