SEQUENCIAMENTO E ANÁLISE DOS GENES DAS SUBUNIDADES ALFA E BETA DO HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE DE BOVINO (Bos taurus indicus)

Autores

  • Ângela Patrícia Santana Universidade de Brasília
  • Lidia Pepe Moraes Universidade de Brasília
  • Luci Sayori Murata
  • Fernando Araripe Torres Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1360

Resumo

Este trabalho relata uma clonagem e seqüenciamento das subunidades alfa e beta do hormônio folículo estimulante de Bos taurus indicus. Também apresenta os resultados de comparação realizada das seqüências gênicas dessas cadeias com as seqüências das cadeias alfa e beta do FSH de suínos e da cadeia beta de bovinos Bos taurus taurus já presentes no GenBank. Na comparação das seqüências de nucleotídeos e de aminoácidos predita da cadeia ?FSH de Bos taurus indicus com as cadeias ?FSH de outras espécies como suínos e búfalo (Bubalis bubalis), observou-se que as seqüências são bastante similares. A comparação da seqüência da subunidade ?FSH de Bos taurus indicus com a de suíno demonstrou diferenças em três resíduos de aminoácidos. Na comparação com ßFSH, registrou-se modificação na primeira base do codon que levou à alteração no resíduo do aminóacido 83, que, em Bos taurus indicus, é uma glicina, ao invés da serina presente em Bos taurus taurus. Confirmaram-se essa modificação e todas as outras identificadas na seqüência dos cDNA das cadeias ?FSH e ?FSH em outra clonagem. A modificação Ser para Gly na posição 83 foi a única que alterou a identidade do resíduo de aminoácido na comparação entre as subunidades beta do FSH de Bos taurus indicus e Bos taurus taurus. Contudo, ela não deve alterar significativamente as propriedades fisiológicas do FSH, uma vez que o resíduo de glicina encontrado nessa posição também é encontrado na cadeia ?FSH suína. Trata-se, portanto, de uma modificação particular que distingue as cadeias ?FSH de B. taurus taurus e B. taurus indicus.

 

PALAVRAS-CHAVES: Bovino, clonagem, FSH, hormônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

SANTANA, Ângela P.; MORAES, L. P.; MURATA, L. S.; TORRES, F. A. SEQUENCIAMENTO E ANÁLISE DOS GENES DAS SUBUNIDADES ALFA E BETA DO HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE DE BOVINO (Bos taurus indicus). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 496–505, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.1360. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1360. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária