EFEITO DO PROCESSAMENTO DE DIETAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE CARBOIDRATOS E LIPIDEOS SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO FILÉ DO PACU (Piaractus mesopotamicus)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v14i1.13583Palavras-chave:
PisciculturaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da extrusão e da peletização de dietas contendo dois níveis de carboidrato (40 e 50%) e dois níveis de lipídeos (4 e 8%) sobre o fator de condição, composição corporal e o perfil de ácidos graxos de Piaractus mesopotamicus. Foram produzidas oito dietas isoprotéicas (26,7±0,7% PB) fornecidas por um período de 90 dias ad libtum. Os parâmetros avaliados foram: fator de condição, composição corporal e perfil de ácidos graxos do filé. O fator de condição mostrou respostas diferentes de acordo com o tipo de processamento. A composição corporal dos pacus não revelou diferença estatística. As dietas peletizadas com 40% de carboidrato apresentaram a maior relação entre n3/n6 em comparação às dietas extrusadas. O perfil de ácidos graxos do filé de pacu sofreu grande influência da interação dos carboidratos, lipídeos e processamento. O aumento de carboidrato em dietas extrusadas produziu pacus com maiores teores de ômega-3.
PALAVRAS-CHAVE: Composição de ácidos graxos; pacu; processamento de dieta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).