Efeito do processamento de dietas com diferentes níveis de carboidratos e lipideos sobre a composição corporal e perfil de ácidos graxos do filé do pacu (Piaractus mesopotamicus)

Autores

  • Claucia Aparecida Honorato Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Cleujosi da Silva Nunes Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Elma Neide V. Martins Carrilho Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Gilberto Moraes Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i1.13583

Palavras-chave:

Piscicultura

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da extrusão e da peletização de dietas contendo dois níveis de carboidrato (40 e 50%) e dois níveis de lipídeos (4 e 8%) sobre o fator de condição, composição corporal e o perfil de ácidos graxos de Piaractus mesopotamicus. Foram produzidas oito dietas isoprotéicas (26,7±0,7% PB) fornecidas por um período de 90 dias ad libtum. Os parâmetros avaliados foram: fator de condição, composição corporal e perfil de ácidos graxos do filé. O fator de condição mostrou respostas diferentes de acordo com o tipo de processamento. A composição corporal dos pacus não revelou diferença estatística. As dietas peletizadas com 40% de carboidrato apresentaram a maior relação entre n3/n6 em comparação às dietas extrusadas. O perfil de ácidos graxos do filé de pacu sofreu grande influência da interação dos carboidratos, lipídeos e processamento. O aumento de carboidrato em dietas extrusadas produziu pacus com maiores teores de ômega-3.

PALAVRAS-CHAVE: Composição de ácidos graxos; pacu; processamento de dieta.

 

Downloads

Downloads

Publicado

2013-03-26

Como Citar

HONORATO, C. A.; NUNES, C. da S.; CARRILHO, E. N. V. M.; MORAES, G. Efeito do processamento de dietas com diferentes níveis de carboidratos e lipideos sobre a composição corporal e perfil de ácidos graxos do filé do pacu (Piaractus mesopotamicus). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 49–58, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i1.13583. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/13583. Acesso em: 11 abr. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal