EFEITO DE DIFERENTES MODELOS SOBRE AS ESTIMATIVAS DE (CO)VARIÂNCIAS E PARÂMETROS GENÉTICOS PARA PESOS ATÉ A DESMAMA EM GADO NELORE

Autores

  • Lillian Pascoa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasilia, Planaltina-DF
  • Arcadio de los Reyes Departamento de Produção Animal, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO.
  • Mauricio A. Elzo Department of Animal Sciences, University of Florida, Gainesville, Florida
  • Jorge Luiz Ferreira Universidade Federal do Tocantins, Araguaína-TO
  • Luiz A.F. Bezerra Departamento de Genética, FMRP, USP, Ribeirão Preto-SP
  • Raysildo Barbosa Lobo Associação dos Criadores e Pesquisadores, Ribeirão Preto-SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i2.13571

Palavras-chave:

Melhoramento animal

Resumo

Com o objetivo de se comparar o ajustamento de modelos com diferentes definições de grupos contemporâneos sobre as estimativas de (co)variâncias e parâmetros genéticos para pesos padronizados e reais aos 120 e 210 dias de idade, analisaram-se dados de 72.731 bezerros Nelore, machos e fêmeas, nascidos de 1985 a 2005 em 40 rebanhos integrantes do PMGRN - Nelore Brasil. Foram comparados quatro modelos incluindo diferentes estruturas de grupos contemporâneos (CG), julgados pelos critérios de informação de Akaike, Bayesiano e modificado de Akaike. As estimativas foram obtidas pelo método da máxima verossimilhança restrita livre de derivadas. As estimativas de (co)variâncias e parâmetros genéticos foram similares entre os modelos, porém os critérios de informação (BIC, CAIC) indicaram que o modelo mais adequado é o que considera o grupo contemporâneo como efeito aleatório, sendo este constituído pela concatenação dos efeitos de rebanho, ano de nascimento, grupo de manejo e efeito sazonal de trimestre de nascimento, e com efeito do sexo do bezerro independente do CG.

PALAVRAS-CHAVE: critérios de informação; gado de corte; grupos contemporâneos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-06-27

Como Citar

PASCOA, L.; DE LOS REYES, A.; ELZO, M. A.; FERREIRA, J. L.; BEZERRA, L. A.; LOBO, R. B. EFEITO DE DIFERENTES MODELOS SOBRE AS ESTIMATIVAS DE (CO)VARIÂNCIAS E PARÂMETROS GENÉTICOS PARA PESOS ATÉ A DESMAMA EM GADO NELORE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 151–158, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i2.13571. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/13571. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal