PONTES DE MIOCÁRDIO EM OVINOS DA RAÇA IDEAL: FREQÜÊNCIA E LARGURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i2.1355Resumo
Estudaram-se vinte corações de ovinos adultos, de¬zessete machos e três fêmeas, da raça Ideal, sem aparente comprometimento ou doença cardíaca, a freqüência e a largura, bem como a localização, das pontes de miocárdio. Para o estudo macroscópico, os corações tiveram suas ar¬térias coronárias injetadas com solução de Neoprene látex “450”, e após foram fixados em solução aquosa de formol a 10%. Verificou-se que as pontes de miocárdio ocorreram em 100% dos corações observados, com largura variando de 1,10cm a 6,25cm, média de 2,28cm; em ventrículos com altura média de 7,82 cm. Verificou-se também que a maior parte das pontes de miocárdio ocorreu, em 96%, no ramo paraconal da artéria coronária esquerda e em 4 % no ramo circunflexo dessa artéria. PALAVRAS-CHAVES: Anatomia, coração, ovinos, pontes de miocárdio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-05
Como Citar
CRUZ, T. L. da; MARÇAL, A. V.; BOMBONATO, P. P.; BENEDICTO, H. G.; SILVA, F. O. C. e; SEVERINO, R. S.; SMRREAUX, P. G.; BLAZQUEZ, F. J. H. PONTES DE MIOCÁRDIO EM OVINOS DA RAÇA IDEAL: FREQÜÊNCIA E LARGURA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 307–312, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i2.1355. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1355. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).