Suturas com poliglactina 910 e grampos de titânio: aspectos urinários e urolitogênicos na ileocistoplastia experimental em cães

Autores

  • Gabriela Silva Uchôa Médica veterinária do Hospital Veterinário de Pequenos Animais da Faculdade da Terra de Brasília
  • Danilo Ferreira Rodrigues Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Sidney Castro Abreu Urologista do Centro Avançado de Vídeo-laparoscopia Urológica de Brasília
  • Naida Cristina Borges Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Dirson Vieira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • José B. da Gama Filho Médico Veterinário do Centro Asa Sul de Brasília
  • Neusa Margarida Paulo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i4.13522

Palavras-chave:

Cystectomy, sutures, mechanical suture, urinary calculi

Resumo

Alterações urinárias são um importante achado nas ileocistoplastias, sobretudo os urólitos e a cristalúria, e em parte, estão relacionados ao tipo de material de sutura envolvido neste procedimento. O objetivo deste estudo foi verificar se existe diferença na formação de urólitos ou cristalóides urinários após ileocistoplastia em cães, realizadas por meio da sutura com grampos inabsorvíveis de titânio e sutura com poliglactina 910, observando o impacto destes na função renal, alterações na constituição urinária e a diferença de tempo cirúrgico. Foram utilizados 12 cães saudáveis distribuídos igualmente em dois grupos. Em cada animal foi selecionado um segmento de íleo terminal para ampliação vesical. No grupo A realizou-se a sutura do segmento ileal detubulizado na bexiga com fio de poliglactina 910 e no grupo B a sutura foi confeccionada com grampos de titânio. Observou-se a presença de cristais de estruvita em 11 animais e formação de grande quantidade de muco na urina em todos. Foi possível concluir que não houve diferenças significativas entre os grupos quanto à formação de cristais urinários e urólitos após o procedimento cirúrgico, o grupo A apresentou maior tempo cirúrgico e não houve evidências de alteração na função renal em ambos os grupos.

PALAVRAS-CHAVE: cálculos vesicais; cistectomia; síntese; sutura mecânica.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

UCHÔA, G. S.; RODRIGUES, D. F.; ABREU, S. C.; BORGES, N. C.; VIEIRA, D.; GAMA FILHO, J. B. da; PAULO, N. M. Suturas com poliglactina 910 e grampos de titânio: aspectos urinários e urolitogênicos na ileocistoplastia experimental em cães. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 4, p. 733–741, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i4.13522. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/13522. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária