GANHO EM PESO E CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE OVINOS CONFINADOS ALIMENTADOS COM BAGAÇO DE CANA HIDROLISADO COM ÓXIDO DE CÁLCIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.1349Palavras-chave:
Produção de OvinosResumo
Foram estudados os efeitos da adição de teores crescentes de óxido de cálcio (0,75; 1,5 e 2,25%) no bagaço de cana-de-açúcar fornecido a ovinos mestiços da raça Santa Inês no ganho de peso e nas características da carcaça. Vinte ovinos, com peso vivo médio de 14 ± 4.5 kg, foram distribuídos em um delineamento inteiramente ao acaso. Os animais receberam concentrado contendo milho, farelo de soja e ureia, e o bagaço com as doses de CaO. Realizou-se o abate dos ovinos após 67 dias de confinamento. As médias do peso de carcaça quente, peso de carcaça fria, rendimento de carcaça quente, rendimento de carcaça fria e quebra no resfriamento foram de 14,66 kg, 14,35 kg, 46,62%, 45,45% e 2,09%, respectivamente, não se observando efeito dos tratamentos, o que ocorreu também para as medidas subjetivas (grau de cobertura de gordura e conformação) e para as medidas objetivas (área de olho de lombo, gordura perirenal e gordura cavitária). O tratamento do bagaço de cana-de-açúcar com CaO melhorou o ganho em peso, mas não afetou as características de carcaça dos ovinos.PALAVRAS-CHAVES: Qualidade da carcaça, ruminantes, subprodutos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-02
Como Citar
MURTA, R. M.; CHAVES, M. A.; E SILVA, F. V.; BUTERI, C. B.; BARBOSA FERNANDES, O. W.; DOS SANTOS, L. X. GANHO EM PESO E CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE OVINOS CONFINADOS ALIMENTADOS COM BAGAÇO DE CANA HIDROLISADO COM ÓXIDO DE CÁLCIO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 438–445, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.1349. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1349. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).