INCIDÊNCIA DE Boophilus microplus E AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS SANGÜÍNEOS EM BOVINOS MESTIÇOS (HOLANDÊS x ZEBU) ALIMENTADOS COM GIRASSOL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i2.1340Resumo
Objetivou-se avaliar a ação do farelo ou das sementes de girassol no controle de Boophilus microplus em novilhos mestiços (holandês x zebu) infestados naturalmente. O experimento foi desenvolvido no Setor de Bovinocultura do Departamento de Produção Animal da Escola de Veterinária (EV) da UFG. Foram utilizados dois lotes de animais, distribuídos inteiramente ao acaso num fatorial 2 x 10 com seis repetições, em piquetes de Brachiaria decumbens, onde foram suplementados. Após quatorze dias de experimento e a cada sete dias, durante dois meses, num curral de manejo, efetuaram-se a contagem das fêmeas de B. microplus > 4 mm, as coletas de sangue e as pesagens dos bovinos. Colheram-se fêmeas ingurgitadas de B. microplus para avaliação de parâmetros reprodutivos. Amostras de sangue foram processadas para determinação dos parâmetros sangüíneos: hematócrito, proteína plasmática total, fibrinogênio e leucócitos. Submeteram-se os resultados à analise de variância e compararam-se as médias pelo teste de Scott-Knott a 5%. Não houve diferenças entre os tratamentos quanto às contagens de carrapatos, percentagem de índice de conversão em ovos, eclodibilidade, hematócrito, proteína total, fibrinogênio e leucócitos. Os resultados não corroboraram as observações empíricas acerca da eficácia do girassol sobre o Boophilus microplus, em bovinos leiteiros mestiços. PALAVRAS-CHAVES: Contagem de carrapatos, desempenho, parasitos, valores sangüíneos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-04
Como Citar
ORSINE, G. F.; OLIVEIRA, E. R. de; BORGES, L. M. F.; FERREIRA, R. N.; VIEIRA, D.; RAMOS, R. de C.; REZENDE, S. L. S.; SILVA, N. F.; SILVA, E. B. da. INCIDÊNCIA DE Boophilus microplus E AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS SANGÜÍNEOS EM BOVINOS MESTIÇOS (HOLANDÊS x ZEBU) ALIMENTADOS COM GIRASSOL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 177–185, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i2.1340. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1340. Acesso em: 9 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).