PADRÃO DE FERMENTAÇÃO RUMINAL DE BOVINOS RECEBENDO PRODUTO HOMEOPÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1320Palavras-chave:
Produção de bovinosResumo
O trabalho refere-se à avaliação de um produto homeopático, a partir de seu uso continuado e ação bioestimulatória sobre o padrão de fermentação ruminal de bovinos. Foram realizadas as seguintes determinações no fluido ruminal: a concentração hidrogeniônica (pH), a prova de redução do azul de metileno (PRAM), o tempo de sedimentação e flotação (TAS), a concentração dos ácidos graxos voláteis (AGVs) e do nitrogênio amoniacal (N-NH3), a contagem de protozoários ciliados do rúmen, além da degradação in situ da matéria seca através de incubações. Compararam-se os tratamentos mediante a avaliação da inclusão do carbonato de cálcio (Ca) ao suplemento e a comparação do carbonato de Ca ao produto homeopático. A suplementação com carbonato de Ca causou mudanças no pH e nas porcentagens molares dos ácidos graxos voláteis do fluido ruminal. Em razão da redução na concentração de N-NH3 no fluido ruminal observada duas horas após a alimentação, conclui-se que a suplementação com o produto homeopático alterou a atividade proteolítica da microbiota ruminal. Os demais parâmetros analisados não foram sensíveis à suplementação com produto homeopático.PALAVRAS-CHAVES: Avaliação ruminal, bovinos, suplementação homeopática.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
LIMA, M. L. M.; CUNHA, P. H. J.; JULIANO, R. S.; GUIMARÃES, C. O.; ABUD, L. J.; COSTA, G. L. PADRÃO DE FERMENTAÇÃO RUMINAL DE BOVINOS RECEBENDO PRODUTO HOMEOPÁTICO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 969–975, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1320. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1320. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).