Estudo de características de crescimento e de carcaça medidas por ultra-sonografia em novilhas de dois grupos genéticos

Autores

  • Marcos Jun Iti Yokoo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Alex Arcelin Ortelan Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • José Lindenberg Rocha Sarmento Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil
  • Lucia Galvão Albuquerque Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Kleber Tomás Resende Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Ricardo Andrade Reis Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Isabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Guilherme J. M. Rosa University of Wisconsin, Madison

Palavras-chave:

Área de olho de lombo, espessura de gordura, características morfológicas, cruzamentos, medidas corporais

Resumo

O objetivo desse trabalho foi estudar o efeito de grupo genético sobre as características peso (PS), altura do posterior (ALT), perímetro torácico (PT), área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea na costela (EG), espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8) e índice de musculosidade (IM=100×AOL/PS), além da relação entre essas características por meio de análises de correlação e regressão. Obtiveram-se as medidas em 120 novilhas com quatorze meses de idade e provenientes de dois grupos genéticos: sessenta animais Braunvieh × (Santa Gertrudes × Nelore) e sessenta animais Santa Gertrudes × Nelore. O efeito de grupo genético afetou significativamente as características PS, PT e AOL. As estimativas de correlação fenotípica entre PS e ALT e entre PS e PT foram de 0,49 e 0,79, respectivamente. As correlações entre as características de carcaça medidas por ultra-som e PS, PT e ALT apresentaram magnitudes de moderadas a baixas, e aquelas entre a AOL e as medidas de gordura ficaram próximas de zero. Todas as correlações envolvendo o IM apresentaram-se negativas e próximas de zero, com exceção da correlação entre IM e AOL, que foi, como esperado, positiva e alta. Dessa forma, os resultados do presente trabalho indicam que o grupo genético com maior proporção de genes de uma raça continental apresentou maior AOL, PS e PT do que o grupo genético contendo apenas genes de raças britânicas e zebuínas, sendo que as características de crescimento não são bons indicadores quantitativos da AOL e/ou da espessura de gordura subcutânea na carcaça, pelo menos em termos fenotípicos.

PALAVRAS-CHAVES: Área de olho de lombo, características morfológicas, cruzamentos, espessura de gordura, medidas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-21

Como Citar

YOKOO, Marcos Jun Iti; ORTELAN, Alex Arcelin; SARMENTO, José Lindenberg Rocha; ALBUQUERQUE, Lucia Galvão; RESENDE, Kleber Tomás; REIS, Ricardo Andrade; TEIXEIRA, Isabelle Auxiliadora Molina de Almeida; ROSA, Guilherme J. M. Estudo de características de crescimento e de carcaça medidas por ultra-sonografia em novilhas de dois grupos genéticos. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 948–957, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1297. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal