EFEITOS DA ADIÇÃO DE AGENTES TRÓFICOS NA DIETA DE LEITÕES DESMAMADOS SOBRE A EXPRESSÃO DA ENZIMA ORNITINA DESCARBOXILASE, OS CONTEÚDOS DE PROTEÍNA E DNA E O DESEMPENHO

Autores

  • Fernanda Marcussi Tucci MAPA
  • Maria Cristina Thomaz FCAV/UNESP
  • Melissa Izabel Hannas Alltech
  • Antônio João Scandolera UFPR/Curitiba
  • Fábio Enrique Lemos Budiño

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab.v15i4.12587

Palavras-chave:

ácidos graxos poliinsaturados, glutamina, prebiótico, suíno

Resumo

Foram conduzidos dois experimentos para avaliar o efeito da adição de glutamina, óleo de peixe ou parede celular de levedura à dieta de leitões desmamados sobre a expressão da enzima ornitina descarboxilase (ODC), o conteúdo de proteína e DNA em amostras de intestino delgado e o desempenho. No primeiro experimento foram utilizados 24 leitões desmamados para medir o desempenho nas fases pré-inicial, inicial 1 e inicial 2. Foram testadas quatro dietas (T1 - dieta basal (DB); T2 – DB + 1% de glutamina; T3 - DB + 0,2% de parede celular de levedura; T4 - DB + 5% de óleo de peixe). No segundo experimento foram utilizados 45 leitões desmamados e distribuídos num delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial, com quatro dietas e três idades de abate (ao desmame, sete e 14 dias pós-desmame). As dietas testadas não alteraram o desempenho dos leitões em nenhuma das fases. Houve redução da expressão da enzima ODC, da concentração de proteína e da relação proteína/DNA aos sete dias pós-desmame, com aumento dos valores aos 14 dias, evidenciando um estado de hipotrofia da mucosa, sugerindo que o processo de síntese protéica no intestino delgado ficou comprometido na primeira semana após o desmame, e apresentou sinais de recuperação na segunda semana.

PALAVRAS-CHAVE: ácidos graxos poliinsaturados; glutamina; prebiótico; suíno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Enrique Lemos Budiño

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista/Câmpus de Botucatu (1994), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista/Câmpus de Jaboticabal (2004). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Suínos.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

TUCCI, F. M.; THOMAZ, M. C.; HANNAS, M. I.; SCANDOLERA, A. J.; BUDIÑO, F. E. L. EFEITOS DA ADIÇÃO DE AGENTES TRÓFICOS NA DIETA DE LEITÕES DESMAMADOS SOBRE A EXPRESSÃO DA ENZIMA ORNITINA DESCARBOXILASE, OS CONTEÚDOS DE PROTEÍNA E DNA E O DESEMPENHO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 377–383, 2014. DOI: 10.1590/cab.v15i4.12587. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/12587. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal