EFEITOS DA ADIÇÃO DE AGENTES TRÓFICOS NA DIETA DE LEITÕES DESMAMADOS SOBRE A EXPRESSÃO DA ENZIMA ORNITINA DESCARBOXILASE, OS CONTEÚDOS DE PROTEÍNA E DNA E O DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v15i4.12587Palavras-chave:
ácidos graxos poliinsaturados, glutamina, prebiótico, suínoResumo
Foram conduzidos dois experimentos para avaliar o efeito da adição de glutamina, óleo de peixe ou parede celular de levedura à dieta de leitões desmamados sobre a expressão da enzima ornitina descarboxilase (ODC), o conteúdo de proteína e DNA em amostras de intestino delgado e o desempenho. No primeiro experimento foram utilizados 24 leitões desmamados para medir o desempenho nas fases pré-inicial, inicial 1 e inicial 2. Foram testadas quatro dietas (T1 - dieta basal (DB); T2 – DB + 1% de glutamina; T3 - DB + 0,2% de parede celular de levedura; T4 - DB + 5% de óleo de peixe). No segundo experimento foram utilizados 45 leitões desmamados e distribuídos num delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial, com quatro dietas e três idades de abate (ao desmame, sete e 14 dias pós-desmame). As dietas testadas não alteraram o desempenho dos leitões em nenhuma das fases. Houve redução da expressão da enzima ODC, da concentração de proteína e da relação proteína/DNA aos sete dias pós-desmame, com aumento dos valores aos 14 dias, evidenciando um estado de hipotrofia da mucosa, sugerindo que o processo de síntese protéica no intestino delgado ficou comprometido na primeira semana após o desmame, e apresentou sinais de recuperação na segunda semana.
PALAVRAS-CHAVE: ácidos graxos poliinsaturados; glutamina; prebiótico; suíno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).