INDICADORES DE CINÉTICA RUMINAL EM VACAS HOLANDÊS x ZEBU EM LACTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.1234Palavras-chave:
Nutrição AnimalResumo
Neste estudo avaliou-se a eficiência do polietilenoglicol (PEG) e do Co-EDTA na estimativa dos principais parâmetros que caracterizam a cinética de fase líquida do rúmen em vacas Holandês x Zebu. Não foi observada diferença significativa (P>0,05) entre os dois indicadores para os parâmetros volume ruminal (l), taxa de passagem (l/h), tempo de retenção (h), taxa de fluxo (l/h) e taxa de reciclagem (ciclos/d). Entretanto, o Co-EDTA mostrou ser o indicador mais adequado, por apresentar maior estabilidade que o PEG. Em contrapartida, na impossibilidade de realização da espectrofotometria (metodologia de análise do Co-EDTA), o PEG surge como alternativa barata e que fornece resultados satisfatórios, desde que seja respeitado o caráter minucioso da técnica turbidimétrica.PALAVRAS-CHAVES: Co-EDTA, fase líquida, polietilenoglicol, taxa de passagem, volume ruminal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-31
Como Citar
DA SILVA, J. J.; SALIBA, E. O. S.; AROEIRA, L. J. M.; RODRIGUÉZ, N. M.; SILVA, A. G. M. INDICADORES DE CINÉTICA RUMINAL EM VACAS HOLANDÊS x ZEBU EM LACTAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 01–07, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.1234. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1234. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).