ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CAPIM-MOMBAÇA: PRODUÇÃO, EFICIÊNCIA DE CONVERSÃO E RECUPERAÇÃO APARENTE DO NITROGÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1231Palavras-chave:
fertilização de nitrogenada, manejo, Panicum maximum, sulfato de amônioResumo
No presente trabalho objetivou-se avaliar a produção de massa seca mensal (PMSM), total (PMST), do período das águas (PMSA) e da seca (PMSS) e acumulada (PMSac), além da eficiência de conversão de nitrogênio (ECAN) e recuperação aparente do nitrogênio (RAN) em pastagem de capim-mombaça, submetida a doses de nitrogênio. Os tratamentos foram constituídos pelas doses 0, 100, 300 e 500 kg/ha de nitrogênio na forma de sulfato de amônio. A PMSM apresentou oscilações em todas as doses de nitrogênio no decorrer dos meses de experimentação. As maiores PMST, PMSA e PMSS em função das doses de nitrogênio ajustaram-se ao modelo de regressão linear (primeiro ano) e PMSS (no segundo ano), e para o segundo ano a PMST e a PMSA ajustaram-se ao polinômio de segundo grau, não apresentando resposta significativa em doses acima de 455,80 e 438,00 kg/ha. Doses crescentes de nitrogênio causaram significativa produção de massa seca, tanto no período das águas como da seca, porém diminuíram a ECAN e a RAN, ocasionando perdas de nitrogênio do ecossistema da pastagem para o ambiente. Nos dois anos de experimentação a dose média de nitrogênio de 307 kg/ha foi a que revelou a maior eficiência de conversão da adubação pelo capim-mombaça.PALAVRAS-CHAVES: Fertilização de nitrogenada, manejo, Panicum maximum, sulfato de amônio.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
MELLO, S. Q. S.; FRANÇA, A. F. de S.; LANNA, A. C.; BERGAMASCHINE, A. F.; KLIMANN, H. J.; RIOS, L. C.; SOARES, T. V. ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CAPIM-MOMBAÇA: PRODUÇÃO, EFICIÊNCIA DE CONVERSÃO E RECUPERAÇÃO APARENTE DO NITROGÊNIO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 935–947, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1231. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1231. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).