CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE FRANGOS TIPO CAIPIRA ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO FARINHA DE RAÍZES DE MANDIOCA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.1230Palavras-chave:
Produção de AvesResumo
O experimento objetivou avaliar o rendimento de carcaça, cortes comerciais e vísceras comestíveis de frangos tipo caipira alimentados com rações contendo farinha de raízes de mandioca (FRM) como fonte energética alternativa ao milho. Para tanto, dividiram-se, aleatoriamente, trezentos e vinte pintos, metade de cada sexo, em quatro tratamentos representados por rações isonutritivas com diferentes níveis de substituição de milho por FRM (0%, 18%, 36% e 53%). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 4x2 (quatro níveis de inclusão de FRM e dois sexos), com quatro repetições por tratamento e vinte aves por unidade experimental. Aos 84 dias, as aves foram pesadas e abatidas após jejum de seis horas e, em seguida, sangradas, depenadas e evisceradas para avaliação do rendimento de carcaça, cortes e órgãos. Os resultados obtidos revelaram que a substituição de milho por FRM reduziu significativamente o peso ao abate, mas não afetou o rendimento de carcaça, cortes comerciais ou vísceras comestíveis e promoveu redução no acúmulo de gordura abdominal, podendo ser uma alternativa satisfatória quando a redução no custo da ração compensar a diminuição no peso final das aves.PALAVRAS-CHAVES: Alimentos alternativos, avicultura, mandioca, rendimento de carcaça.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
CAMPELLO, C. C.; DOS SANTOS, M. do S. V.; LEITE, A. G. dos A.; ROLIM, B. N.; CARDOSO, W. M.; SOUZA, F. M. CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE FRANGOS TIPO CAIPIRA ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO FARINHA DE RAÍZES DE MANDIOCA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1021–1028, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.1230. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1230. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).