FONTES ENERGÉTICAS PARA SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DESMAMADOS PRECOCEMENTE, MANTIDOS EM PASTAGEM DE CAPIM-ELEFANTE (Pennisetum purpureum, SCHUM.)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.1229Resumo
RESUMO: O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes fontes energéticas sobre o desempenho de bezerros, desmamados precocemente, submetidos ao pastejo contínuo em capim elefante (Pennisetum purpureum, Schum.) cv Taiwan A-146. As fontes energéticas testadas foram a casca de soja, o grão de milho moído e o farelo de arroz integral, além da mistura múltipla desses três alimentos, fornecidos ao nível de 1% do peso vivo, com base na matéria seca. A pastagem apresentou em média massa de forragem da planta inteira de 7286 kg de MS/ha, com 34,31% de folhas. O ganho de peso médio diário (GMD) não foi influenciado significativamente pela fonte energética, sendo 0,867; 0,841; 0,753 e 0,817 kg para a casca de soja, grão de milho, farelo de arroz integral e mistura múltipla, respectivamente. O GMD apresentou comportamento quadrático (1,119-0,024X+0,00034X2) frente aos períodos experimentais. O peso final dos bezerros suplementados com grão de milho (162 kg) foi maior que os suplementados com farelo de arroz integral (156 kg), ambos não diferindo dos suplementados com casca de soja (160 kg) ou mistura múltipla (158 kg). O estado corporal final foi maior nos animais que receberam a casca de soja ou a mistura múltipla (3,62 e 3,64 pontos, respectivamente) em relação àqueles que receberam milho ou farelo de arroz integral (3,48 e 3,43 pontos, respectivamente) como suplemento. Palavras chaves: Casca de soja, estado corporal, farelo de arroz integral, ganho de peso, grão de milhoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-02
Como Citar
MENEZES, L. F. G. de; RESTLE, J.; PASCOAL, L. L.; BRONDANI, I. L.; ROSA, J. R. P.; PIZZUTI, L. A.; DALLA CHIEZA, E. FONTES ENERGÉTICAS PARA SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DESMAMADOS PRECOCEMENTE, MANTIDOS EM PASTAGEM DE CAPIM-ELEFANTE (Pennisetum purpureum, SCHUM.). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 30–42, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.1229. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1229. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).