BIOMETRIA ULTRA-SONOGRÁFICA BIDIMENSIONAL EM TEMPO REAL DE BULBO OCULAR DE GATOS DOMÉSTICOS.

Autores

  • Gentil Ferreira Gonçalves Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Marshal Costa Leme Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Patrícia Romagnolli Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Duvaldo Eurides UNiversidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ney Luis Pippi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.1213

Palavras-chave:

clínica animal, ultrassonografia

Resumo

O olho é um órgão ideal para o exame ultrassonográfico, porque é de fácil acesso e contém várias superfícies reflexivas ou interfaces. Para o exame ultrassonográfico do bulbo ocular são necessárias altas frequências para se delinear adequadamente os tecidos. Para a obtenção das medidas, foram utilizados sessenta olhos de trinta gatos, realizando-se cortes sagitais e transversais com transdutor microconvexo de 7,5MHz. Efetuaram-se medidas a partir da córnea em direção à retina. Foram registradas medidas da distância entre a córnea e a cápsula anterior da lente (D1), espessura da lente (D2), diâmetro da lente (D3), distância entre a cápsula posterior da lente até a retina (D4), e distância entre a córnea e a retina (D5). Agruparam-se as medidas e obtiveram-se as médias. A partir das médias, foi aplicado um teste estatístico de análise de variância, com nível de significância de 5%, para se verificar a homogeneidade das medidas. A ultrassonografia de bulbos oculares saudáveis de gatos domésticos produz imagens com medidas médias de 0,39cm para D1, 0,68cm para D2, 1,25cm para D3, 0,78cm para D4 e 1,86cm para D5. Não se observou diferença significativa entre os sexos, idades, pesos ou cortes aplicados.

PALAVRAS-CHAVES: Biometria, gatos, oftalmologia, ultrassonografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gentil Ferreira Gonçalves, Universidade Paranaense - UNIPAR

Médico Veterinário, Mestre, Doutor. Professor Titular do Curso de Medicina Veterinária e Mestrado em Ciência Animal. Universidade Paranaense. UNIPAR.

Marshal Costa Leme, Universidade Paranaense - UNIPAR

Médico Veterinário, Mestre. Professor Adjunto do Curso de Medicina Veterinária, UNIPAR.

Patrícia Romagnolli, Universidade Paranaense - UNIPAR

Médica Veterinária, Mestre. Professora Adjunta do Curso de Medicina Veterinária, UNIPAR.

Duvaldo Eurides, UNiversidade Federal de Uberlândia - UFU

Médico Veterinário, Mestre, Doutor. Professor Titular da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Ney Luis Pippi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Médico Veterinário, Mestre, PhD. Professor Titular do Departamento de Clínica de Pequenos Animais da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

GONÇALVES, G. F.; LEME, M. C.; ROMAGNOLLI, P.; EURIDES, D.; PIPPI, N. L. BIOMETRIA ULTRA-SONOGRÁFICA BIDIMENSIONAL EM TEMPO REAL DE BULBO OCULAR DE GATOS DOMÉSTICOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 829–834, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.1213. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1213. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária