PERFIL DE MIGRAÇÃO CELULAR AGUDO INDUZIDO PELA PRESENÇA DE CORPO ESTRANHO EM Calomys callosus
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1211Palavras-chave:
Sanidade animal, Saúde PublicaResumo
Calomys callosus são roedores silvestres presentes no cerrado brasileiro, que foram adaptados às condições laboratoriais. Trata-se de animais que apresentam resistência às infecções que induzem respostas inflamatórias crônicas (Trypanosoma cruzi e Paracoccidioides brasiliensis). O objetivo deste trabalho foi caracterizar a reação inflamatória, na fase aguda, induzida pela implantação subcutânea de um corpo estranho. Vinte e sete C. callosus e trinta camundongos (B10A) foram implantados e analisados comparativamente durante 144 horas. Lamínulas implantadas em C. callosus mostraram predomínio de macrófagos e eosinófilos, enquanto que, nos camundongos, os neutrófilos seguidos pelos macrófagos foram as células migratórias dominantes (p< 0,05). Conclui-se que os C. callosus apresentam mecanismos inflamatórios para remoção de corpo estranho diferentes dos encontrados nos demais roedores e nos seres humanos.
PALAVRAS-CHAVES: Granuloma, histologia, inflamação aguda, lamínula, roedores silvestres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).